segunda-feira, 23 de abril de 2007

De onde vêm estas ideias de alterações dos Sistemas de Ensino?

De onde vêm estas ideias de alterações dos sistemas de ensino?

Isto funcionou em algum País? Teve realmente resultados positivos?


… O volátil debate actualmente em curso (se é que o há!) entre gestores de escolas, pais e alunos, professores, … cá em Portugal, já passou pelos mesmos contornos nos E.U.A. Este tipo de política para o ensino na verdade e dados os péssimos resultados obtidos não trouxe rigorosamente mais valia nenhuma para as escolas, nem para os alunos nem para os professores e muito menos para a sociedade.
O Ensino Público de Chicago(CPS-Chicago Public School System), também abandonou o anterior sistema que era conhecido como «promoção social».

«promoção social» … Anteriormente ao sistema de provas de elevada exigência(1996), só um aluno particularmente incapaz ou difícil é que não passava de ano.



O sistema aprovado pelo governo federal, definido como: elevados padrões de exigência para os exames, sendo as escolas e os professores avaliados através dos resultados dos alunos …
… queria dizer, que a escola com bons resultados teria incentivos monetários( verbas) as outras estariam sujeitas ao ostracismo …fechar e despedimentos…



E os professores … Estes, se os seus alunos obtêm bons resultados, o professor receberia um louvor, ser promovido e até ficar mais rico:

… sim ficar mais rico: O estado da Califórnia introduziu gratificações de 25000 dólares para os melhores professores …

…já perceberam no que isto foi dar! A economia é uma ciência em primeiro lugar relacionada com incentivos e as regras tinham sido drasticamente mudadas.

Os dados de Chicago mostram que os dados abrangem os anos de 1993 a 2000, abrangendo portanto também o tal sistema de exames de elevada exigência (introdução em 1996).

« Lei de exames de elevada exigência como parte integrante da lei designada por Nenhuma Criança pode Ser Deixada Para Trás( No Children Left Behind), assinada pelo Presidente Bush.







Os Resultados são surpreendentes! Serão?

Perante os «incentivos »o que esperavam?


Vinte estados recompensaram individualmente escolas devido aos bons resultados obtidos nos exames ou pela melhoria significativa obtida…

Trinta e dois aplicaram sanções às escolas que tiveram resultados considerados como maus.

Saliente-se que os alunos sempre tiveram incentivos para fazer batota desde que existem exames …por isso vamos deixá-los de fora.

Mas ao alterarem os incentivos: O sistema criou as condições para que os professores também se comportarem como os maus alunos… fizeram batota com os resultados…

Então: Se maus resultados , igual a – A escola fica sem dinheiro, é posta em observação e o professor pode vir a ser despedido.

Se bons resultados, igual a – A escola tem dinheiro para gastar á tripa forra( pois fica com o dinheiro que não vai para as escolas com maus resultados), recebem louvores e os professores ganham 25000( está-se mesmo a ver: o professor que tinha alunos maus passa de resultados deploráveis para o topo da lista – O super ! Como foi possível !


Qual o professor que vicia os resultados? Questionais…

Os dados de Chicago mostram que a propensão para fazerem batota é igual tanto para os professores do sexo Masculino como Feminino …

Mas, o professor bom ?

O impacto de um professor bom era quase tão visível como o de um falsificador!


Os bons alunos saíram também a perder …


Claro que perante os resultados da análise destas fraudes apresentadas por investigadores á posterior as gratificações foram abolidas!!








… Mas houve quem ficou rico !!!


Outro exemplo mas aqui não no secundário ( escolas públicas), passou-se na Universidade da Geórgia.
.Um exemplo do teste/exame…

Quantas partes existem num jogo(neste caso de basquetebol universitário)?

a.1 b.2 c.3 d.4

Quantos pontos é que se obtém com o cesto de três pontos… etc.

A questão crucial é esta:

Em sua opinião, qual é o melhor treinador-adjunto da 1ª. divisão no País?

Ron Jirsa
John Pelphrey
Jim Harrick Jr.
Steve Wojciechowswki


È claro que para um leitor que não perceba nada de basquetebol, e muito menos da cadeira de Princípios básicos de treino … só que quem leccionava a cadeira era nada mais nada menos que Jim Harrik jr.; treinador adjunto da equipa de basquetebol da Universidade.

Como se verifica com o estudo de Chicago e com o caso de Outono de 2001 na Universidade da Geórgia, constituem os exemplos provados deste tipo de ideias e constituem um testemunho adicional sobre o poder dos incentivos :

Uma Séria Advertência !!

E os Americanos de Chicago acabaram logo com a palhaçada mal, saiu a bomba dos resultados…e no ano seguinte imagine-se!… as falsificações caíram 30% !

Por isso, estar cá a aplicarb o que os outros já viram ser uma fraude … só pode ser por suicídio!
E nós vamos implementar isto !

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