De onde vêm estas ideias de alterações dos sistemas de ensino?
Isto funcionou em algum País? Teve realmente resultados positivos?
… O volátil debate actualmente em curso (se é que o há!) entre gestores de escolas, pais e alunos, professores, … cá em Portugal, já passou pelos mesmos contornos nos E.U.A. Este tipo de política para o ensino na verdade e dados os péssimos resultados obtidos não trouxe rigorosamente mais valia nenhuma para as escolas, nem para os alunos nem para os professores e muito menos para a sociedade.
O Ensino Público de Chicago(CPS-Chicago Public School System), também abandonou o anterior sistema que era conhecido como «promoção social».
«promoção social» … Anteriormente ao sistema de provas de elevada exigência(1996), só um aluno particularmente incapaz ou difícil é que não passava de ano.
…
O sistema aprovado pelo governo federal, definido como: elevados padrões de exigência para os exames, sendo as escolas e os professores avaliados através dos resultados dos alunos …
… queria dizer, que a escola com bons resultados teria incentivos monetários( verbas) as outras estariam sujeitas ao ostracismo …fechar e despedimentos…
…
E os professores … Estes, se os seus alunos obtêm bons resultados, o professor receberia um louvor, ser promovido e até ficar mais rico:
… sim ficar mais rico: O estado da Califórnia introduziu gratificações de 25000 dólares para os melhores professores …
…já perceberam no que isto foi dar! A economia é uma ciência em primeiro lugar relacionada com incentivos e as regras tinham sido drasticamente mudadas.
Os dados de Chicago mostram que os dados abrangem os anos de 1993 a 2000, abrangendo portanto também o tal sistema de exames de elevada exigência (introdução em 1996).
« Lei de exames de elevada exigência como parte integrante da lei designada por Nenhuma Criança pode Ser Deixada Para Trás( No Children Left Behind), assinada pelo Presidente Bush.
…
Os Resultados são surpreendentes! Serão?
Perante os «incentivos »o que esperavam?
Vinte estados recompensaram individualmente escolas devido aos bons resultados obtidos nos exames ou pela melhoria significativa obtida…
Trinta e dois aplicaram sanções às escolas que tiveram resultados considerados como maus.
Saliente-se que os alunos sempre tiveram incentivos para fazer batota desde que existem exames …por isso vamos deixá-los de fora.
Mas ao alterarem os incentivos: O sistema criou as condições para que os professores também se comportarem como os maus alunos… fizeram batota com os resultados…
Então: Se maus resultados , igual a – A escola fica sem dinheiro, é posta em observação e o professor pode vir a ser despedido.
Se bons resultados, igual a – A escola tem dinheiro para gastar á tripa forra( pois fica com o dinheiro que não vai para as escolas com maus resultados), recebem louvores e os professores ganham 25000( está-se mesmo a ver: o professor que tinha alunos maus passa de resultados deploráveis para o topo da lista – O super ! Como foi possível !
Qual o professor que vicia os resultados? Questionais…
Os dados de Chicago mostram que a propensão para fazerem batota é igual tanto para os professores do sexo Masculino como Feminino …
Mas, o professor bom ?
O impacto de um professor bom era quase tão visível como o de um falsificador!
Os bons alunos saíram também a perder …
Claro que perante os resultados da análise destas fraudes apresentadas por investigadores á posterior as gratificações foram abolidas!!
… Mas houve quem ficou rico !!!
Outro exemplo mas aqui não no secundário ( escolas públicas), passou-se na Universidade da Geórgia.
.Um exemplo do teste/exame…
Quantas partes existem num jogo(neste caso de basquetebol universitário)?
a.1 b.2 c.3 d.4
Quantos pontos é que se obtém com o cesto de três pontos… etc.
A questão crucial é esta:
Em sua opinião, qual é o melhor treinador-adjunto da 1ª. divisão no País?
Ron Jirsa
John Pelphrey
Jim Harrick Jr.
Steve Wojciechowswki
È claro que para um leitor que não perceba nada de basquetebol, e muito menos da cadeira de Princípios básicos de treino … só que quem leccionava a cadeira era nada mais nada menos que Jim Harrik jr.; treinador adjunto da equipa de basquetebol da Universidade.
Como se verifica com o estudo de Chicago e com o caso de Outono de 2001 na Universidade da Geórgia, constituem os exemplos provados deste tipo de ideias e constituem um testemunho adicional sobre o poder dos incentivos :
Uma Séria Advertência !!
E os Americanos de Chicago acabaram logo com a palhaçada mal, saiu a bomba dos resultados…e no ano seguinte imagine-se!… as falsificações caíram 30% !
Por isso, estar cá a aplicarb o que os outros já viram ser uma fraude … só pode ser por suicídio!
E nós vamos implementar isto !
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